• O que é manutenção preventiva?

Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função requerida.

A manutenção preventiva é efetuada com uma periodicidade pré-determinada e baseada em critérios (rotinas) prescritos. Seu objetivo principal é reduzir a possibilidade de falha de um equipamento ou sistema através da antecipação de uma intervenção.

  • Qual a importância da manutenção preventiva em Sistemas de proteção contra incêndio?

Para o Sistema de Combate à Incêndio que tem como principal objetivo ser eficiente em um sinistro e para isso precisa estar pronto para ser acionado qualquer ineficiência pode fazer a diferença.

E é assim que as inspeções, testes e  manutenção preventiva periódica e constante podem garantir o funcionamento do sistema da forma apropriada, quando exigido, além de promover a manutenção de sua vida útil.

A realização periódica de manutenção é extremamente importante pois visa identificar irregularidades que possam ocasionar falhas operacionais.

  • Por que fazer a manutenção preventiva dos equipamentos e sistemas?

Conforme podemos ver anteriormente um Sistema de Combate de Incêndio precisa estar pronto para operar quando exigido. Inspeções, testes e manutenção frequente são as melhores formas de garantir isso. 

E é somente com o cumprimento de um plano de manutenção preventiva  que podemos certificar, afirmar a certeza, garantir, atestar que ele estará operacional e inteiramente pronto para atuar em sua função.